sexta-feira, 27 de abril de 2012

Erros Internet Explorer

O navegador Internet Explorer lançado em 1995 pela Microsoft ainda é o principal navegador utilizado no mundo com uma fatia de 30% no mercado, acompanhado pelo Google Chrome com 25% (W3Counter - http://www.w3counter.com/globalstats.php). Provavelmente por vir integrado ao Windows desde 1998, ainda se mantém no reinado. Com o surgimento de navegadores como o Firefox e Google Chrome, o IE vem perdendo significativa parcela no número de usuários, que podemos associar com a lentidão em se adaptar a novas tecnologias de programação WEB, problemas graves de segurança que foram frequentes e outros pequenos problemas associados principalmente com o uso de "Complementos". Desde a versão 7 tem recebido importantes melhorias no quesito velocidade, usabilidade e segurança porém mesmo com o eficiente Internet Explorer 9 atual, ainda não foi o suficiente para deter o crescimento acelerado de seus concorrentes Firefox e Chrome, que recebem atualizações constantes, são mantidos por uma comunidade internacional de programadores e possuem milhares de complementos interessantes.
É. Simplesmente parou de trabalhar!!!

Os profissionais de suporte de TI, sabem que o IE sempre apresentou muitos problemas, e nem sempre é fácil descobrir oque realmente está acontecendo. Problemas como erros inesperados, fechamentos abruptos, etc. Já com algum tempo prestando suporte a usuários que utilizam esse navegador, conclui que grande parte desses erros inesperados, ocorrem devido a algum complemento, extensão ou aquelas barras de ferramentas que vem de "brinde" quando os usuários instalam algum software e vão clicando em "Next, Next, Next" sem verificar realmente oque está sendo instalado. Muitos técnicos de suporte optam por desinstalar e instalar novamente o navegador, oque muitas vezes causa dor de cabeça pois o IE é integrado ao Windows e contém muitas chaves no registro que o mantém "vivo" mesmo depois da suposta desinstalação e trás de herança os erros quando instalado novamente.

IE6: Lixo visual! E muitos problemas para você resolver!
O primeiro passo, é remover essas barras de ferramentas. Sugiro que isso seja feito direto pela ferramenta de "Adicionar/Remover Programas" do Windows, aproveite o embalo e remova tudo quanto for software desnecessário, aconselho que deixe no computador do usuário da sua empresa somente os programas que são realmente essenciais para que a pessoa realize sua atividade profissional. Excesso de programas deixa o sistema operacional lento, a memória RAM carregada e aumenta o número de chamados para a equipe de suporte de TI.

Utilizo com frequência aqui na empresa o software gratuito CCleaner  da Piriform. Este software faz uma limpeza em arquivos temporários, cookies, caches, arquivos de relatórios de erros do windows, limpeza de registro, e uma dezena de outros recursos que fazem uma limpeza eficiente e segura do sistema operacional. Já utilizei centenas de vezes e nunca causou nenhum problema na integridade do sistema, porém é sempre recomendado um backup do registro e a criação de um ponto de restauração do sistema operacional periodicamente, principalmente antes de procedimentos de limpeza.

Uma funcionalidade muito interessante que tem me ajudado bastante na resolução de problemas com o Internet Explorer é a desativação de alguns complementos e extensões via CCleaner. Com o software aberto, observe o menu esquerdo e clique na opção "Ferramentas" em seguida selecione "Iniciar progrmas com o" e selecione a aba "Internet Explorer". Essa ferramenta permite que você habilite ou desabilite os complementos e extensões do IE rapidamente com um simples clique e permite identificar onde realmente está acontecendo os problemas. Caso o IE esteja dando algum problema de erros inesperados, APPCRASH, fechamento repentino, uma dica é ir desabilitando os complementos um a um e ir testando afim de limpar os complementos e identificar onde está o problema.

Ativar ou Desativar complementos do IE.
É isso pessoal, espero que essas informações tenham sido úteis.
Qualquer dúvida postem comentários!

Até mais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário