segunda-feira, 21 de maio de 2012

Como desativar o recurso Autorun do Windows?



Sabe aquela janelinha que abre toda vez que você insere um pendrive, hd externo ou dvd no seu computador? Aquilo é AutoRun, a reprodução automática do Windows. Função que varre a mídia ou dispositivo removível inserido no computador para buscar o conteúdo e escolher um programa para reproduzi-lo

 

Quer dizer que o Windows faz uma busca no meu pendrive para mostrar opções de programas que podem abrir os arquivos? Excelente, não? NÃO!

Sabia que as empresas adotam a desativação do autorun do Windows como uma das medidas primárias na hora de preparar uma estação para um funcionário? Pois é, e a causa disso é que esta função é uma excelente distribuidora de vírus para o seu computador.

A explicação pra isso é que vírus podem alterar o arquivo Autorun.inf contidos no dispositivos removíveis como pendrive e hd externo, que servem para inicializar esses dispositivos. Alterações que inserem instruções para que o Windows copie os malwares para o computador ao ler a arquivo da reprodução automática.

Aprenda agora a desativar o Autorun no Windows 7:
Passo 1: Clique no menu Iniciar, digite gpedit.msc e aperte Enter. Ou aperte a tecla Windows+R e digite o comando.


Passo 2: Do lado esquerdo, em Configuração do Computador, clique na seta ao lado de Modelos Administrativos ou dê um duplo clique no mesmo.
Passo 3: Abra Componentes do Windows e em seguida Diretivas de Reprodução Automática.


Passo 4: Clique duas vezes sobre Desativar Reprodução Automática e marque a caixa Habilitado. Abaixo disso selecione Todas as unidades, para desativar a reprodução automática de todas as unidades.


Dê OK e feche tudo. Agora pode inserir um pendrive para testar!


Após desativar o recurso Autorun, ao inserir uma nova mídia não acontecerá nada até que você tome as ações. Todas as novas mídias inseridas são exibidas dentro de "Meu Computador", você poderá acessar todas elas por lá. Clique com o botão direito do mouse na Unidade que você escolheu e mande escanear o dispositivo com o seu Antivírus atualizado.
Sendo assim, se o seu Antivírus não encontrar nenhum arquivo malicioso, você poderá decidir com mais dados a seu favor se você realmente quer exibir os arquivos da mídia ou não.

Esta é uma dica básica de segurança e ajuda muitas pessoas a evitar a transmissão de vírus.

Esperamos ter ajudado você a tornar sua máquina mais segura.

Participe mais do nosso blog e comente suas dúvidas ou experiências para que possamos engrandecer cada vez mais o nosso conhecimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário